Perguntas Mais Frequentes - Centrobeso
A Clínica Centrobeso é um centro de Tratamento Cirúrgico da Obesidade em Uberlândia. Cirurgia Bariátrica. Oferece todas as modalidade disponíveis para o tratamento da obesidade.
centrobeso, obesidade, redução estomago, bariátrica, cirurgia, cirurgia bariátrica, Bypass Gástrico, Bypass, Uberlândia, Gastrectomia, Sleeve
16467
page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,page,page-id-16467,bridge-core-2.4.7,ajax_fade,page_not_loaded,,footer_responsive_adv,qode-theme-ver-23.2,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.4.0,vc_responsive
 

Perguntas Mais Frequentes

Perguntas Mais Frequentes

1) O que é Obesidade Mórbida ou Obesidade Grave?

A obesidade é uma doença multifatorial caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal. Para o diagnóstico em adultos, o parâmetro mais utilizado é o índice de massa corporal (IMC), que é calculado dividindo-se o peso do paciente pela sua altura elevada ao quadrado. A obesidade mórbida ou grau III se dá com IMC igual ou maior que 40.

2) Quais as doenças associadas à obesidade?

As doenças associadas à obesidade também são conhecidas como comorbidades, são elas: Hipertensão Arterial, Doenças Coronarianas, Diabetes, Hipercolesterolemia, Hipertrigliceridemia, Esteatose hepática, Artrose, Apneia do sono, entre outras.

3) Quando a cirurgia da Obesidade é indicada?

A cirurgia da obesidade é indicada para indivíduos com IMC ≥ 40 ou IMC ≥ 35 associado à comorbidades.

4) Como a cirurgia de Bypass ajuda a perder peso?

A capacidade do estômago após a cirurgia fica muito pequena, proporcionando uma sensação de “estômago cheio” e saciedade precoce, desta forma com uma pequena quantidade de alimento o paciente fica satisfeito. Além disso, uma parte do que foi ingerido não será absorvido pelo organismo. No entanto, é necessário seguir uma dieta balanceada, pobre em alimentos calóricos para promover a perda de peso de uma forma saudável e sustentável em longo prazo.

5) Em que ritmo se perde peso?

Existe uma média de perda de peso esperada para o Bypass, sendo que no primeiro mês esta perda varia de 8 a 10% do peso inicial, no primeiro trimestre de 15 a 20%, no primeiro semestre de 25 a 29%, chegando ao final do primeiro ano entre 30 a 40%. É importante lembrar que a perda de peso varia de paciente para paciente, sendo que alguns perdem mais no início do tratamento, outros mantêm uma perda menor, porém constante. Outro fator determinante da perda de peso é o comprometimento do paciente com o tratamento: deve-se seguir uma dieta hipocalórica e balanceada, além da prática regular de atividade física.

6) Qual o tempo de duração da cirurgia para Obesidade?

Depende do paciente e do tipo de cirurgia mas geralmente a cirurgia tem uma duração em torno de 1 a 2 horas.

7) Por quanto tempo ficarei internado após a cirurgia?

O tempo de internação é em torno de 36 a 48 hs.

8) Quando poderei fazer atividade física?

Na cirurgia por vídeo a atividade física em academia está liberada a partir do 21o dia, dando sempre preferência pela musculação para evitar a perda de massa muscular.
Já na cirurgia aberta é incentivado a caminhada nos primeiros 90 dias e, após este período, pode-se iniciar as demais atividades físicas inclusive musculação, sempre utilizando a cinta abdominal.

9) Posso comer doces e gorduras?

Não, os alimentos ricos em açúcares e gorduras devem ser evitados pois são altamente calóricos podendo comprometer a perda de peso, e além disso, podem causar a síndrome de “Dumping”.

10) O que é a síndrome de “Dumping”?

Ocorre após a ingestão de alimentos ricos em açúcar e gordura que passam rapidamente do estômago para o intestino após o Bypass. Os sintomas mais comuns são: náuseas, sonolência, fraqueza, sudorese fria, taquicardia e diarreia.

11) Posso consumir bebidas alcoólicas e refrigerantes?

A ingestão de bebidas alcoólicas deve ser evitada, pois são hipercalóricas e diminuem a disponibilidade de nutrientes, podendo levar a desnutrição. Além disso, as bebidas gasosas e refrigerantes devem ser evitados nos primeiros 6 meses devido ao gás, que poderá causar sensação de mal estar e “estufamento”, causando náuseas e vômitos.

12) Vou ter que tomar vitaminas por toda a vida?

Apenas para o Bypass Gástrico em virtude da alteração na absorção das vitaminas e minerais depois da cirurgia, e do pequena volume de alimentos ingeridos. Já na Gastrectomia Vertical ou Sleeve a necessidade de polivitamínicos é menor pois não ocorre alteração na absorção dos nutrientes.

13) Meu cabelo vai cair depois da cirurgia?

A queda de cabelo é comum em pacientes após a cirurgia bariátrica, principalmente entre o 3̊ e 8° mês de pós-operatório.

14) Quando é necessária a cirurgia plástica?

Não são todos os operados que necessitam ou desejam fazer a cirurgia plástica, sendo a mesma indicada principalmente nos casos em que o excesso de pele pode trazer incômodo para o paciente.

15) Quando posso engravidar?

O recomendado é que se espere, no mínimo, 18 meses após a cirurgia da obesidade para engravidar.

16) Basta operar e tudo estará resolvido?

Não. A cirurgia da obesidade não é mágica! Ela apenas auxilia no processo de emagrecimento, oferecendo meios mecânicos para auxiliar no controle da ingestão de alimentos e fazendo com que ocorra saciedade precoce. Ou seja, o sucesso da cirurgia depende do paciente, do seu envolvimento com o tratamento e da mudança de hábitos de vida que devem ser mantidos para sempre.

17) O que acontece se eu não seguir as orientações nutricionais?

Perda de peso inadequada após a cirurgia, reganho de peso, deficiências de vitaminas e minerais, entre outros.

18) Poderei comer de tudo após a cirurgia?

No início, é necessário o seguimento de um programa alimentar que tem como objetivo a adaptação à cirurgia. Após a fase de adaptação o paciente poderá comer de tudo, porém em pequenas quantidades e sempre buscando os princípios de uma alimentação saudável e equilibrada.

19) Quando posso voltar a trabalhar? E dirigir?

Na cirurgia por vídeo 10 a 15 dias após o procedimento. Já na cirurgia aberta 3 a 4 semanas depois.

© Copyright 2017. Todos os Direitos Reservados – Centro Obeso

Desenvolvido por: