Metabolismo baixo: é a causa da minha obesidade? - Centrobeso
A Clínica Centrobeso é um centro de Tratamento Cirúrgico da Obesidade em Uberlândia. Cirurgia Bariátrica. Oferece todas as modalidade disponíveis para o tratamento da obesidade.
centrobeso, obesidade, redução estomago, bariátrica, cirurgia, cirurgia bariátrica, Bypass Gástrico, Bypass, Uberlândia, Gastrectomia, Sleeve
17068
post-template-default,single,single-post,postid-17068,single-format-standard,bridge-core-2.4.7,ajax_fade,page_not_loaded,,footer_responsive_adv,qode-theme-ver-23.2,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.4.0,vc_responsive
 

Metabolismo baixo: é a causa da minha obesidade?

Metabolismo baixo: é a causa da minha obesidade?


Você já deve ter ouvido as pessoas culparem o ganho de peso pelo metabolismo baixo, mas o que isso significa? O metabolismo realmente é o culpado? Se sim, é possível aumenta-lo para queimar mais calorias?
Metabolismo é o processo no qual o corpo converte o que você ingere em energia. Mesmo quando estamos em repouso, nosso corpo necessita de energia para exercer suas funções, como respiração, batimentos cardíacos etc. As calorias que o corpo necessita para exercer essas funções básicas são chamadas de TAXA METABÓLICA BASAL (TMB)
Fatores que determinam nossa taxa metabólica basal:
– peso e composição corporal: quanto maior a massa muscular e o peso, maior o metabolismo
– sexo: homens geralmente tem uma TMB maior do que as mulheres
– Idade: quanto maior a idade, menor a TMB
– Termogênese: aproximadamente 10% das calorias de carboidratos e proteínas ingeridas são usadas durante a digestão e absorção dos nutrientes
– Atividade física: é o fator mais fácil de modificar
Como posso aumentar o metabolismo?
– atividade aeróbica regular: inclua pelo menos 30 minutos de atividade física aeróbica no seu dia
– musculação: faça exercícios para ganho de massa muscular pelo menos 2 vezes por semana. A massa muscular é um fator chave para a perda de peso!
– atividades diárias: aumente seus movimentos no dia-a-dia: prefira escadas a elevadores, estacione um pouco mais longe de onde você deseja ir para caminhar, lave seu carro, faça jardinagem, etc
E lembre-se: não existe formula mágica para perda de peso! Mudança no estilo de vida continua sendo a base da perda de peso saudável!
 
Fonte: Mayo Clinic
Por: Dra Priscila Segatto Alves Guimarães – Endocrinologista