A importância da vitamina D para a Cirurgia Bariátrica

A vitamina D tem duas formas bioequivalentes: a vitamina D2 ou ergocalciferol, presente em vegetais e suplementos orais, e a vitamina D3 ou colecalciferol, atua no equilíbrio do cálcio no organismo e no metabolismo ósseo. A principal fonte desta vitamina para o ser humano é a exposição solar, já que os alimentos não possuem uma quantidade suficiente.

A deficiência desta vitamina tem sido relatada antes e após a cirurgia bariátrica em mais da metade dos pacientes e isso pode causar dores musculares, fadiga e, também, osteomalácia (perda da mineralização do osso) e osteoporose nos adultos.

A obesidade e a cirurgia bariátrica são fatores de risco adicionais para a deficiência de vitamina D3, sendo que a dosagem nos níveis sanguíneos deve ser feita periodicamente a fim de mantê-la dentro dos parâmetros da normalidade. O acompanhamento pós cirurgia e monitoramento dos níveis desta vitamina, do cálcio e do PTH (hormônio que controla o cálcio no sangue), bem como fazer a reposição adequada quando necessário, é muito importante para não ocorrer doenças do metabolismo ósseo e da qualidade de vida.

Converse com seu médico bariátrico ou nutricionista para que não haja nenhuma dúvida em relação à suplementação, a orientação do especialista será essencial.

Por: Dra. Roberta Maria Pacheco Cardoso – Endocrinologista Centrobeso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.